sábado, 28 de março de 2009

Crise na educação - Parte I

Após algumas aulas introdutórias sobre a sociologia, resolvi desenvolver uma atividade que sintetizasse os temas até então trabalhados, até pra saber como os alunos estão recebendo as discussões e explicações dadas em sala.

Assim, usei a ESCOLA, instituição muito citada nos exemplos deles, como ponto de partida para uma atividade que gerasse reflexões sobre as próprias instituições sociais de que fazem parte, estimulando para a realização do mesmo, o ponto de vista sociológico sobre a realidade.

O tema proposto para esse exercício reflexivo era de realizar uma análise crítica sobre o seguinte tema:
Crise na educação: a escola não consegue desempenhar sua função de informar e, muito menos, a sua função formadora.

Diante disto, as discussões e redações realizadas por todas as turmas de ensino médio giraram em torno, quase sempre, sobre a falta de interesse tanto do aluno, quanto do professor na prática do ensino-aprendizagem.
Muito vagamente eram citadas outras instituições sociais, tais como Governo, Família, Valores sociais, estes também (muito) responsáveis por essa crise.

Seguindo do ponto de visto sociológico, sendo a escola uma instituição totalmente inserida e enraizada em nossa sociedade, esta mesma carrega em si valores sociais que transparecem em todas as outras instituições, seja ela a Família, seja outros espaços públicos, o que termina por nos conduzir, desta forma, ao seguinte questionamento: Será que o que está em crise é somente a escola? Ou nossa sociedade em si, com sua falta de perspectiva e valores, é que está em crise?

Como todas as turmas já puderam realizar tal reflexão, fecho aqui com a proposta de leitura do seguinte texto: "Crise na educação: por quê?"

Clique aqui para baixar o texto /Click here to start download...

2 comentários:

  1. Professor Alan,
    Repito a mesma questão que fiz em sala de aula ao senhor com o intuito de informar aos outros alunos também:
    "A sociedade não está se auto-criticando?" Pois, se analisarmos dessa forma, tanto quanto um governo como a sociedade, estes dois sistemas interligam-se não é mesmo?
    Então logo nos perguntamos o porquê de a população falar apenas mal de suas istituições governamentais. O que o senhor acha sobre o assunto?
    Obrigado!!!
    Douglas - 3º G

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  2. Não vou muito longe de seu raciocínio, Douglas...

    Só atento pra questão dos valores que cada cidadação ou sociedade carrega consigo.

    Fica evidente que os valores atuais de nossa sociedade não se caracterizam mais pela formação do ser autônomo e "humanista"(não sei se chegou a buscar tal objetivo um dia). Sendo assim, questões como a obtenção de conhecimento e o "andar com as próprias pernas" tornam-se sem sentido num meio social onde o que vale mais é tirar vantagem sobre os outros a qualquer custo, e isto sendo feito sem o mínimo de esforço ou trabalho próprio.

    Pensando nesse tipo de comportamento no meio educacional, não vejo outro destino a não ser a privatização do ensino (infelizmente).

    Assim como, quando se precisa de um tratamento médico decente hoje no Brasil, se procura logo os planos de saúde e insituições particulares, em pouco tempo também veremos (ou já vemos)isso no ambito educacional...

    e isso é extremamente tenebroso

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