Para firmar um entendimento inicial sobre a disciplina sociológica e seus conteúdos, priorizei em minhas aulas uma abordagem que especificasse dois tipos de conhecimentos distintos: o senso comum e o conhecimento científico.
A intenção era mostrar ao aluno que não se constroi um conhecimento sociológico imerso no senso comum, mas que partimos desse mesmo conhecimento para o apronfundamento e a obtenção de um saber científico, de um saber concreto e mais elaborado.
Sendo a sociologia uma ciência, a mesma se faz válida através de estudos sistemáticos, buscando sempre se afastar da subjetividade e das emoções embutidas no senso comum, ou seja, a ciência sociológica se preocupa com a descoberta de regularidades existentes em determinados fatos, no qual, os mesmos ajudaram a formar um conhecimento mais objetivo.
Finalizo aqui com a indicação das seguintes leituras complementares:
FILOSOFANDO: Introdução à filosofia, de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins (Leitura da Unidade III, Capítulo 11 - O conhecimento científico).
Deixo também o link abaixo, com uma síntese sobre tal assunto:
http://www.geocities.com/joaojosefonseca/esquerdo.htm
A intenção era mostrar ao aluno que não se constroi um conhecimento sociológico imerso no senso comum, mas que partimos desse mesmo conhecimento para o apronfundamento e a obtenção de um saber científico, de um saber concreto e mais elaborado.
Sendo a sociologia uma ciência, a mesma se faz válida através de estudos sistemáticos, buscando sempre se afastar da subjetividade e das emoções embutidas no senso comum, ou seja, a ciência sociológica se preocupa com a descoberta de regularidades existentes em determinados fatos, no qual, os mesmos ajudaram a formar um conhecimento mais objetivo.
Finalizo aqui com a indicação das seguintes leituras complementares:
FILOSOFANDO: Introdução à filosofia, de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins (Leitura da Unidade III, Capítulo 11 - O conhecimento científico).
Deixo também o link abaixo, com uma síntese sobre tal assunto:
http://www.geocities.com/joaojosefonseca/esquerdo.htm
Profº Alan, tenho uma dúvida a esclarecer:
ResponderExcluirO senso comum não seria então um processo retardatário, ao invés de ser "regular"?
Pois o homem pensa de um modo geral, sendo assim alguma ideia ou conceito comuns não é mesmo?
Aluno - Douglas - 3º G
Justamente, Douglas... acho que você confundiu quando usou o termo "regular" para o senso comum.
ResponderExcluirSeria o contrário.
Sendo a característica de "regular" cabível ao conhecimento científico, pois, para que um fato seja comprovado de forma aprofundada e científica, ele deve passar por um estudo sistemático no qual se prove a regularidade dele, ou seja, que se confirme sua ocorrência e sua objetividade.
O senso comum por sua vez, prevê uma analise meramente superficial das coisas, sendo atrelado muitas vezes em emoções particulares.
Bom, espero ter esclarecido a dúvida.
Valeu!
Esclareceu sim professor!!!
ResponderExcluirMuito agradecido!!
Um abraçoooooooo!!!!!!
Professor, se possível, publique o texto que fala sobre a crise na educação. Grato desde já
ResponderExcluirLucas 1ºO
Salve Lucas!!!
ResponderExcluirSua solicitação já foi aceita e publicada (post acima)
Abraço
Professor, já que partimos do conhecimento do "senso comum" para chegarmos no aprofundamento e obtenção do conhecimento científico;não seria errado considerar que não se pode construir o conhecimento sociológico imerso no "senso comum"? Ja que este é resultado do que o homem adquire com a experiência vivida NA SOCIEDADE. E a sociologia estuda o homem inserido nessa mesma sociedade que contribuiu para o conhecimento do senso comum.
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