domingo, 10 de maio de 2009

Fim do Primeiro Bimestre

E chega ao fim a primeira etapa...

Foram aproximadamente 10 aulas (de cinquenta minutos cada), no qual a Sociologia tentou adentrar o universo de aprendizado dos educandos, mostrando sua especificidade de olhar a realidade.

Minutos escassos, é verdade, mesmo assim acredito que, no geral, a disciplina causou o estranhamento necessário entre os alunos, para que os mesmos começassem a desempenhar a visão crítica sobre os assuntos estudados.

Contudo, venho expor nesse post, um ponto preocupante analisado nesse primeiro bimestre.
Me refiro a questão da escrita de cada aluno, tanto no que se refere ao português formal (pontuação, concordância, ortografia correta, etc.), quanto à estrutura coerente de um texto dissertativo.

Afirmo isso após a correção dos trabalhos e provas dessa primeira etapa, no qual pude constatar muita dificuldade dos alunos (de ensino médio) em expressar suas ideias, através de uma escrita clara e bem estruturada.

Creio que essas dificuldades estão muito relacionadas ao vício de escrita rápida e descuidada da internet (Orkut, MSN e afins).

Como já discutido em algumas salas, deixo aqui alguns links referentes a essas dificuldades, para que os alunos possam se orientar quando houver alguma atividade escrita.



Vírgula. Quando usar, ou não
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u21.jhtm


Dissertação. Como escrever esse tipo de redação
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u53.jhtm

2 comentários:

  1. De pleno acordo, Alan.
    Notei tais problemas também e sinto que é mesmo importante que os alunos tenham acesso a dicas e informações referentes à formação de uma melhor escrita.
    Porém, não sei o quanto posso considerar, desde já, que obtive o êxito que desejava em causar tal estranhamento aos estudantes, e por diversas razões, especialmente foco dos mesmos às aulas. Mas enfim, continuarei tentando trazer uma dinâmica de aula mais instigante às turmas a fim de proporcionar maior interesse e, consequentemente, uma visão de maior amplitude e possivelmente crítica sobre a realidade na qual estão envoltos.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito bacana a inciativa de tentar trabalhar com a matéria de vocês e usá-la para perceber o perfil do aluno. E é realmente triste saber que esse perfil de aluno que foi citado está muito presente no Filomena.
    Mas acho que dá sim para conseguir uma maior participação dos alunos no segundo bimestre com algumas atividades mais dinâmicas.

    No mais, agradeço por vocês dois darem aula no Filomena e serem como são. Podem não ter atingido a maioria dos aunos (ainda!) mas concerteza nos que atingiram, foi profundamente! Parabéns!
    Vocês são ótimos professores de uma ótima matéria!

    Falo tudo isso sinceramente.

    Abraço!

    ResponderExcluir