segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Quer dizer que a culpa é só minha?

Opaa!
como vão todos?

Vou confessar que não fiquei triste com as férias prolongadas, apesar de desconfiar da eficiência e necessidade de tal adiamento para o dito "controle da disseminação do influenza A".
Mas enfim, não é por esse assunto que retomo as postagens do blog.

Me "aquecendo" pro retorno às salas de aula, em um dos meus estudos rotineiros, me deparei com uma matéria jornalística sobre as mazelas do ensino brasileiro.
A matéria fazia um comparativo do sistema de ensino de três paises: Brasil, Cuba e Chile.
Numa leitura rápida, o parecer que ela dá sobre nosso sistema não fugiu muito do que ecoa pelos debates da área: o Brasil sofre por ter enormes redes de ensino e por essas redes terem váriados currículos, o que gera desníveis educacionais de uma região para outra, sem contar é claro, com a falta de estrutura geral que os profissionais se deparam ao ingressar no sistema.

Porém, o que me chamou a atenção é que, ao comparar nosso sistema de ensino com o modelo cubano, a matéria termina por nomear grande parte da culpa dos erros brasileiros ao professor e sua precaria formação.
Segundo o pesquisador Martin Carnoy, autor do estudo comparativo, Cuba forma melhor os seus alunos porque seus professores "têm mais domínio da disciplina e têm uma clara ideia de como ensiná-la".

Salvo as claras comparações das dimensões organizacionais de cada país, e as referências que o artigo faz de outros pontos determinantes, como o envolvimento de várias outras instituições sociais que também dividem a responsabilidade da formação educacional dos jovens (Estado, família, escola...), o que se percebe no geral é que a matéria, e aquele que a transmite, tem clara intenção de deteriorar mais ainda a figura do professor.

Logo no início da mesma, em sua manchete, já nos deparamos com tal agressão: "Alunos cubanos são melhores que os brasileiros porque seus professores sabem mais, diz pesquisador dos EUA".
Bom, se o pesquisador aponta várias esferas responsáveis para essa superioridade do sistema cubano, no decorrer da notícia, a pergunta que se faz é: por que uma manchete indicando apenas uma esfera comparativa? e por que essa "culpa" recai de forma mais ferrenha aos professores?

Não é de hoje que nós professores somos atacados enquanto classe profissional e "pagamos o pato" pela falência do ensino brasileiro.
Ataques esses proferidos pela mídia, por propagandas, por políticas educacionais desconectas com a realidade, que ajudam a formar uma opinião pública rasteira e superficial, não levando em conta, como já dito, as raízes do problema.

Estou atuando dentro dessa classe profissional e sei sim que ela deve ser responsabilizada em diversos erros, mas lhe atribuir tal fardo, única e exclusivamente, como vemos nessas ofensivas, traz consequências desastrosas para o andamento de toda e qualquer atitude de mudança pretendida.

Bom, vou largar o mega fone agora e descer do palanque...
Fica por parte de vocês, seguidores do blog e aqueles que vivenciam a realidade, continuarem tal reflexão...




Deixo abaixo o link da notícia e de um vídeo contrapondo a visão simplista e sensacionalista da matéria...



NOTÍCIA
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/08/10/ult105u8522.jhtm



VÍDEO -Socióloga analisa situação dos professores temporários




PS¹.: O vídeo discute a realidade do sistema paulista de ensino, porém tal ponto de vista pode servir de reflexão para outras realidades de sistemas educacionais, pois problematiza e ressalta diversos fatores de ambito nacional.

PS².: Tanto o vídeo, quanto a notícia foram extraídos do Site Universo On-line - UOL (engraçado né... bate! depois assopra, ou vice-versa)

4 comentários:

  1. Sei lá acho q muitas vezes julgam apenas os professores,mas alunos,professores,direção,funcionarios estão todos nessa juntos,se um erra o erro acaba refletindo em todos os outros..Para mim os melhores professores do mundo são os meus,claro q não todos..Mas a maioria merece o respeito..Pois é uma profissão como qualquer outra as vezes mais complicada!Sim,mas eu acredito nos meus professores e sei q eles são inteiramente capazes..

    ResponderExcluir
  2. Não é a primeira vez que vejo alguém fazendo um estudo do tipo para concluir que "apenas os professores são os culpados pela educação brasileira estar ruim". Mas sabemos que a situação vivida nas escolas é bem diferente do que esses estudos (jamais) poderão concluir. A escola é um reflexo dos valores obtidos pelos jovens e pelos adultos antes mesmo de entrarem na escola. A sociedade se encontra num ponto de falta de compreensão, de troca de valores. A educação está assim por causa de um processo. E todos os ambitos da sociedade têm essa culpa. Culpar somente os professores é querer tirar a culpa de si mesmo, pois todos têm a possibilidade de mudar as coisas, não fazem porque não querem. Eu acredito que os professores podem fazer MUITO, mas toda pessoa pode também. Eu sou aluna, e quero ser professora um dia. Mas enquanto não sou, posso não admitir violência, falsidade contra professores, colegas, qualquer pessoa que esteja perto de mim. Educação não é só na escola, é em todos os lugares. E em todos os lugares que eu estiver, tenho que levar essa educação e esses valores.

    ResponderExcluir
  3. Olá, hoje tive a oportunidade de entrar nesse blog e comentar. Espero sempre poder fazer isso.

    Todos somos culpados por não fazer nada. O governo não dá um bom ensino, e quem leva a culpa são os professores, sendo que eles são obrigados a usar aquelas apostilas(que não tem uma boa qualidade), gostando ou não, porém não fazemos absolutamente nada,só reclamamos. Perdemos o respeito um com o outro, perdemos a vontade de agir, não nos importamos com o próximo e sim, com nós mesmos.
    Quando acontece algo na escola e falamos com o diretor, ele fala:
    - O Problema é do Estado.
    Não é porque somos alunos que não iremos fazer nada, esperar que a escola faça algo por nós é bobagem, nós mesmos podemos fazer, temos capacidade para isso.

    ResponderExcluir
  4. Saudades de vc Fessor...Morrendo de saudades de vc e da escolaaaa....♥...ADOREI A SUA POSTAGEM...(fessor mais chato,mais é o melhor)

    ResponderExcluir